Como estudar a Bíblia Sozinho – Dicas para uma interpretação correta

Bom dia Pessoal! Boa Segunda Feira a todos!

Conta-se a história que um rapaz muito apaixonado resolveu escrever um livro para contar a história de seu amor por sua namorada, o livro dele no final não fez muito sucesso, poucas pessoas compraram e nem todas leram ele, mas para uma pessoa tinha esse livro como o seu livro predileto: Sua amada namorada. Quando perguntavam a ela porque ela gostava tanto do livro, ela respondia: Porque eu amo o Autor do livro.

A Bíblia de igual modo é uma carta de amor escrita ao amor da vida de Deus pelo qual ele deu a vida do seu próprio filho. E nós cristão se amarmos o autor, temos que ter a Bíblia como o nosso livro preferido.

As pessoas por vezes começam a estudar a bíblia e não terminam por diversos motivos diferentes, algumas não tiram tempo para estuda-la, porém é importante entendermos a necessidade de ler a declaração de amor de Deus por nós para lembrarmos que não estamos só.

Vou Reunir algumas dicas para o estudo da bíblica.

1º Tenha humildade:

Muitas vezes as pessoas começam a ler a bíblia para provar algo que pensam ou para encontrar passagens que apoiem as suas doutrinas ou as doutrinas de suas instituições. Esse é um erro grotesco.
Antes de ler a bíblia, tenha consciência de que é um livro feito por uma inspiração superior a você;

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. (Isaías 55:8,9)

2º Procure Deus em cada versículo.

As pessoas começam a leitura da bíblia e quando chegam nas genealogias ou nos conflitos de reis começam a questionar as vezes o motivo daquilo estar sendo registrado na carta de amor de Deus. Quando for ler qualquer versículo procure entender onde Deus estava naquele momento. No conflito dos Reis por exemplo, Deus estava abençoando os Reis que seguiam os seus ensinos e castigando para tentar recuperar os maus reis.

3º Considere o Tempo em que foi escrito:

Muita gente não considera isso, mas isso é primordial. Muitos conselhos dentro da bíblia eram úteis para o tempo em que a carta foi escrita. Paulo por exemplo aconselha os escravos a serem obedientes e as mulheres a ficarem caladas na igreja, esses conselhos só serviam na sociedade dele onde esses atos podiam causar grande danos ao escravo ou a mulher.

4º Não seja dogmático;

Não assuma suas verdades como verdades bíblicas, as vezes o erro de interpretação é querer que o seu pensamento pessoal seja o expresso na bíblia.

5º Deixe a Bíblia interpretar a si mesma.

A bíblia é muito completa, as vezes você encontrará um versículo complicado, quando isso acontecer, guarde o mesmo e continue a ler a bíblia, provavelmente você encontrará a resposta nela mesma.

Compartilhar

Comentários encerrados.