É errado um Cristão ouvir música do mundo? [música secular]

podemos ouvir musica do mundo?

Se existe um tema que causa uma tremenda guerra dentro das igrejas independente da religião é o da música, os diversos gostos musicais, as diferentes opiniões e as construções culturais de cada pessoa são os principais motivos dessas desavenças.

No tempo bíblico a música assim como a dança era usada principalmente para cerimonias religiosas, como cânticos de ações de graças e de poesia, essa não é mais a realidade de nosso tempo pois a música contemporânea é usada para diversos fins.

Toda música revela traços básicos da cultura ou subcultura em que foi criada, também os valores individuais do compositor e, em alguns casos,  o estilo de vida do seu autor. Isso tem sentido de que cada canção reflete um pensamento formado aos seus ouvintes. Essa visão pode ser expressa explicitamente por meio de uma letra clara ou, simplesmente, transmitida implicitamente às emoções dos ouvintes através da combinação dos sons.

Conflitos interiores, egocentrismo, sensualismo e mudança de valores morais são algumas das visões popularizadas por grande parte da música contemporânea. Já desde a mais nova idade, nossas crianças têm sido negligentemente encorajadas, em nome da popularidade, a substituir os valores morais do cristianismo tradicional pelo sensualismo de inúmeras canções populares, entoadas como melodias repetitivas e ritmos eletrizantes.

Então segue os itens de uma música moderna que devem ser rejeitados por um cristão: NÃO OUÇA A MÚSICA SE ELA TRANSMITIR:

Egocentrismo: O Cristão deve praticar a negação do Ego, não alimentar ele, cantando mundo a fora que é especial e que é diferente, por mais que as pessoas gostem de falar isso para sí mesmas e se sintam incentivadas, essas músicas são um canal pelo qual Satanás usa para propagar a adoração do EU.

Conflitos Interiores: Musicas que expressam sofrimento amoroso, dúvidas sobre a vida, conflitos psicológicos e ideológicos estão cada vez mais frequente, tornando a indecisão e a incerteza como algo normal. Veja que Deus não deseja indecisos. está na Bíblia:

O objetivo é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para o outro pelas ondas teológicas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela malícia de certas pessoas que induzem os incautos ao erro. (Efésios 4:14)

Sensualismo: O mundo mudou e a sexualidade foi banalizada e isso tudo está transmitido na música moderna, sua sexualidade está reservada ao seus parceiro(a).

Mudança de Valores Morais: Músicas que fazem apologias a uso de drogas, que incentivam a violência e o desrespeito dentre outras ideologias moralmente reprováveis devem passar longe do repertório do cristão.

Hoje é muito difícil encontrar uma música secular que não expresse essas características citadas. Por isso é mais fácil achar uma música apropriada dentro das músicas cristãs, entretanto, isso não significa que não existem músicas seculares que possuem ideias boas. Da mesma forma que Paulo usou exemplo de Gamaliel um filosofo grego e Jesus expressou um ditado indiano (camelo pelo fundo de uma agulha) podemos utilizar de qualquer fonte musical que tenha alguma ideia verdadeiramente virtuosa.

E lembre-se sempre do conselho de Paulo:

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Filipenses 4:8)

 

Compartilhar

Comentários encerrados.