Estudo sobre a Genealogia de Cristo {Resposta ao Visitante}

gesu_nazareth (1)

Bom dia pessoal, em resposta a uma pergunta da irmã Aline Freitas ao blog, vou fazer um estudo da genealogia de cristo.

Antes só quero fazer algumas pequenas considerações: O Estudo da genealogia de cristo é extremamente controverso no universo cristão e coloca em questão o nascimento virginal de cristo. No fim dessa postagem vou esclarecer sobre esse tema para quem tiver interesse.

A Bíblia tem dois textos onde contém a genealogia de Cristo: Lucas (3:23-38) e Mateus (1:1-17).

Resumidamente, como foi solicitado pela irmã:

Davi e Bateseba tiveram um filho chamado Natã que foi o gerador da Linhagem de José. Davi por sua vez descendia de Jacó e Abraão e olha de quem a bíblia diz que eles eram descendentes: Enoque; (Aquele que andou com Deus, não o filho de caim).

Logo, José era da linhagem de Enoque, Abraão, Jacó e Davi.

Agora vamos a linhagem de Jesus, grande parte dos cristãos que acreditam no nascimento virginal de Jesus, sabem que Jesus não era de fato filho de José, mas sim somente de Maria e do Espirito Santo.

 

A grande verdade é que o texto original grego de Lucas (3:23) não cita o nome de José duas vezes e também não é acentuado conforme o texto que lemos em nossas bíblias hoje.

Logo, é fácil interpretar que o texto a seguir relata a genealogia de Maria, não a de José, logo foi por meio do sangue dela que Jesus obteve sua descendência de Davi.

 

___________________________________________________________________

Sobre a questão controversa do nascimento virginal de cristo:

Na Bíblia muitas vezes Jesus é citado como Filho de Davi, ou descendente de Davi, ou até mesmo em certas ocasiões o povo ficava citando que esse era o filho de José.

José era o descendente de Davi, e assumiu a Jesus como seu filho publicamente o apresentou no templo como o seu próprio primogênito, assim alguns pessoas acreditam que Jesus era filho da linhagem de José, pois no tempo dos Judeus acreditava-se que uma criança era fruto da combinação de uma mulher, um homem e o espirito santo.

Mas o fato mais importante a cita esta na própria bíblia.

Quero enfatizar o começo do texto:
[…] Ele era, conforme pensavam, filho de José, que era filho de Eli […] (Lucas 3:23)

repare no detalhe, “conforme pensavam” antes de tudo, logo, Jesus não era de fato descendente de Davi, ou seja, a bíblia não revela isso. As pessoas por acreditarem que ele era filho de José, atribuíam a ele a sua descendência.

Compartilhar

Comentários encerrados.