O que significa a palavra Anátema da Bíblia?

Conforme lemos a bíblia encontramos diversas palavras que não foram traduzidas, pois, no grego é possível encontrar palavras que não tem tradução em nossa língua por motivos de TEMPO e CULTURA. Uma dessas palavras é a palavra Anátema.

Essa palavra de origem grega é formada da preposição aná – em cima, sobre e de uma forma do verbo tithemi – pôr, colocar

Esse termo era uma referência a uma oferta colocada em cima do altar que significava maldição, excomunhão, reprovação. Com o passar do tempo essa palavra mudou o seu significado e foi transformada. Por isso deve-se ter muito cuidado na interpretação da mesma.

Pois essa palavra assumiu o significado de que pode ser algo dedicado para o bem ou para o mal.

Por exemplo:
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. (Gal 1:8)

Esse texto acima refere-se ao sentido de devoto e abençoado. Já o abaixo sugere maldição.

Não porás, pois, abominação em tua casa, para que não sejas anátema, assim como ela; de todo a detestarás, e de todo a abominarás, porque anátema é. (Deuteronômio 7:26)

 

Baseados nisso segue um conselho: A leitura da bíblia deve ser muito cuidadosa, avaliando todo o contexto e também a linguagem, dessa forma é possível não ter interpretações erradas;

Ao estudar a bíblia uma vida inteira, não será possível desvendar os mistérios da mesma.

 

 

Compartilhar

Comentários encerrados.