Os Ricos não vão para o céu? pois um camelo nunca passará pelo fundo da agulha

E lhes digo ainda: é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. (Mateus 19:24)

As vezes é possível concluir a partir desse versículo que um rico nunca se salvará, afinal um camelo nunca passará pelo fundo de uma agulha.

Esse é um versículo que tem “revirado o estomago” de muitas pessoas que ficam tentando desvendar o que Jesus estava querendo dizer naquela situação, desta forma surgiram várias interpretações desse texto usadas pelos cristãos de hoje.

Nesse artigo vou expor todas as interpretações e após isso expor a interpretação da igreja adventista que representa o que eu acredito.

1ª Interpretação: Erro de leitura e tradução da palavra grega “Kamelos”:

Os manuscritos mais antigos que descrevem esse acontecimento foram escrito com letras cursivas, sem acentuação e sem espaço. A palavra grega “Kamelos” que significa Camelo, poderia ser muito bem lida também pela palavra “Kamilos” que significa corda. Alguns cristãos acreditam que houve um erro na hora da leitura e tradução do texto original substituindo as duas palavras.

Porque eu não acredito nessa interpretação: Porque logo em seguida “Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis“. (Mateus 19:26). Não é impossível passar uma corda pelo fundo de uma agulha. Então era um fato de que Jesus não estava se referindo a uma corda.

2ª Interpretação: Havia uma porta em israel chamada “fundo de agulha” pela qual os camelos passavam.

Aquino apresenta um comentário sobre Anselmo, na data (1033-1109 AD) declarando que este autor afirma que em Jerusalém havia certa porta, chamada “fundo de agulha” pela qual um camelo só passava se entrasse de joelhos, depois de lhe ser retirada toda a carga. Existem alguns outros documentos antigos que falam a respeito da mesma porta. Alguns cristãos acreditam que Jesus se referia a essa porta, indicando que assim como  o Camelo, o rico para se salvar teria que se desfazer do seus bens e entrar de joelhos do reino dos céus.

Por mais bonito que pareça, lembre-se que Jesus estava falando de uma IMPOSSIBILIDADE (MT 29:26), logo eu e a igreja adventista acreditamos na:

3º Interpretação. Ambos eram Literalmente uma agulha e um Camelo.

No passado existia uma falsa crença de que os ricos tinham mais chances de ser salvos do que os pobres, afinal nos primeiros livros da bíblia, a riqueza era sinal de “favor divino”. No tempo de Jesus acreditavam que se alguém era pobre, era porque tinham muitos pecados e não era fiel. Quando Jesus falou que era impossível um rico entrar no céu, as pessoas ficaram desanimadas pensando que ninguém poderia se salvar  (MT 19:25), não porque eram ricas, mas porque achavam que eram pior que os ricos.

O objetivo de Jesus nessa metáfora ou hipérbole, foi desincentivar o pensamento de que as pessoas estavam seguras com os seus bens e sendo egoístas querendo cada vez mais conquistar os seus próprios objetivos.

Ninguém que olha para si mesmo está seguro, a salvação só pode ser obtido ao olhar para Deus e para o próximo, essa era a infinita mensagem de amor que Jesus estava transmitindo nesse versículo.

Compartilhar

Comentários encerrados.