Se Deus é bom, por que sofremos?

por que sofremos?

A Dúvida mais “clichê” de todo o ser humano ao passar das gerações! Alguns filósofos usam a dor, o sofrimento e o mal para refutar a existência ou a bondade de Deus. Mas será que a BÍBLIA tem alguma resposta para essa questão milenar?

Sob um sol escaldante e um clima tenso estão um conjunto de soldados alinhados e em ordem, porém o propósito deles não é a guerra e sim o luto. Eles estão em uma cerimônia fúnebre de um colega de batalha, um herói de guerra que passou anos no Afeganistão sob fogo pesado e sobreviveu a guerra no Afeganistão, exatamente! não foi a guerra que o matou!
após voltar para casa esse jovem soldado foi atropelado por um motorista embriagado.
Sobreviveu anos na guerra, porém foi morto em poucos dias em uma teórica “paz” do centro urbano.

Dentre todos os pensamentos existentes em suas mentes o mais constante era:”A vida não é justa

Como entender a posição de Deus na situação citada acima? para isso vamos abrir a bíblia no texto:

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.
Mateus 13:24-30

Veja nessa passagem bíblica que o homem aqui representa Deus, que plantou coisas BOAS na terra, porém veja só, inimigos plantaram coisas ruins.

Assim, o sofrimento, a dor e o mal não foram plantados por Deus e sim plantados pelo inimigos de Deus. Aquele jovem soldado não foi atropelado por algo feito por Deus, e sim por um construção humana, dirigida por um humano que deu lugar as más sementes.

E nessa passagem tem uma grande promessa: Chegará o dia em que Deus vai separar as coisas boas da más, as pessoas boas, das pessoas más.

“Se Deus fez criaturas livres, e se é bom ser livre, então a origem do mal está no uso indevido da liberdade” (Norman Geisler)

“Eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel: como pois te tornaste para Mim uma planta degenerada, de vide estranha?” Jeremias 2:21

Compartilhar